De segunda a sexta de 07:30 às 08:30          Rua Cônego Siqueira Mendes, SN. Centro Quatipuru         (91) 98316-9852

Evite água parada!

A secretaria de Saúde do município do Quatipuru, junto com vigilância em saúde e vigilância sanitário, está lançando uma campanha de conscientização para população Quatipuriense. Vamos evitar acúmulo de água parada. Segue as orientações.

A Dengue é uma doença infecciosa de grande impacto para a saúde, causada pelo mosquito Aedes aegypti e que pode acometer os indivíduos de formas diferentes da forma branda à grave, podendo levar a óbito.

O período com maior incidência da doença no Estado se dá entre os meses de dezembro e março, o que ocorre principalmente devido a esses serem meses mais chuvosos, favorecendo o acúmulo de água e consequentemente a reprodução do mosquito transmissor.

Por isso, convidamos você e toda população, a participar removendo os criadouros ou potenciais focos de criação do mosquito em sua residência .

CUIDADOS /Sintomas.

Dengue:

Febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Nos casos graves, o doente também pode ter sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, hipotensão e tontura. Em casos extremos, a dengue pode matar.

Febre Chikungunya:

Dor nas articulações dos pés e mãos mais intensa do que nos quadros de dengue. Febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor muscular e manchas vermelhas na pele. As mortes são raras.

Zika Vírus:

Manchas vermelhas na pele com coceira, febre, olhos vermelhos (sem coceira e sem secreção), inflamação ou dor nas articulações, dor muscular, dor de cabeça e nas costas. Estuda-se a relação com a síndrome de Guillain-Barré (inflamação dos nervos) e com os casos de microcefalia em bebês de gestantes contaminadas.

Tratamento

Procura uma Unidade de Saúde ou Posto de Saúde mais próximo à sua residência.

O rápido diagnóstico é fundamental no tratamento da Dengue! Siga as recomendações de tratamento que o profissional de saúde vai indicar.

Prevenção

A principal medida de prevenção é a eliminação dos criadouros do Mosquito Aedes aegypti, realize vistorias semanais em seu quintal e no interior da sua residência. Faça a diferença!

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade