De segunda a sexta de 07:30 às 08:30          Rua Cônego Siqueira Mendes, SN. Centro Quatipuru         (91) 98316-9852

Devido a grande incidência do caramujo, a Vigilância Epidemiológica traz alguns esclarecimentos sobre este molusco e como deve ser feito o seu controle.

O caramujo é um molusco que se reproduz rapidamente e hospeda vermes que fazem muito mal para saúde. A infecção humana se dá ao ingerir as larvas dos vermes contidas no caramujo ou em frutas e legumes contaminados com o muco (gosma) que ele libera quando se locomove.

Quais doenças pode transmitir?

A angiostrongilíase abdominal, que provoca fortes dores abdominais, febre, perda do apetite e vômitos, perfuração do intestino, e em alguns casos, levar à morte.

A meningite eosinofílica, quando o verme se aloja no sistema nervoso central do paciente, provocando a inflamação das membranas que recobrem o cérebro.

COMO SE PREVENIR?

Após a lavagem dos alimentos, coloque-os em 1 litro de água, com uma colher de sopa de água sanitária por 15 a 30 minutos. Em seguida, lave bem com água potável.

Com um martelo, quebre as conchas dos moluscos coletados
Coloque em sacos fechados (separados do lixo doméstico)
entregues ao sistema de coleta de lixo.
Sempre utilize luvas de borracha (ou similares)!

Não use sal para controlar os caramujos, pois por conta da salinização pode destruir gramados e outras plantas por muito tempo.

Não utilize moluscicidas ou venenos, pois são muito tóxicos e outros animais e mesmo pessoas podem ser contaminados e até morrer.

As conchas dos caramujos devem ser destruídas, para evitar o acúmulo de água e a criação de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

MANTENHA SEU QUINTAL LIMPO, LUGAR DE LIXO É NA LIXEIRA

Ascom/PMQ

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade