1⁰ Jornada Pedagógica Municipal : Construindo Um Novo Ser Com a Educação Significativa

0

A Secretaria Municipal de Educação – SEMED, realizou hoje pela manhã a abertura da Primeira Jornada Pedagógica, com participação do Prefeito Zé Augusto, do vice, Edyvaldo Aguiar, Secretária de Assistência Social, Andreia Ferreira, de Saúde, Stephane Silva, Vereador Alair Reis, representando a Câmara Municipal, Diretora de Ensino, Janiele Rosa e a Psicóloga Aline Darcia, além de todo o corpo docente Municipal.

O mestre de cerimônia, Professor Beto, fez a acolhida e agradecimentos pela presença de todos e direcionou as falas. Magali Barata, Secretária de Educação, falou com emoção, da alegria e dos desafios de estar Secretária, dos desafios de promover uma educação significativa em tempo de pandemia, agradeceu a luta e compromisso dos professores com a Educação e finalizou invocando um pensamento de Paulo Freire: ‘Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo’.

Prefeito Zé Augusto compartilhou um pouco da sua história como aluno, lembrou com carinho e nostalgia das Professoras Maria Onice, Ilma Pragana e Antônia Soares. Ressaltou que os professores são parceiros e possuem a grande missão de formar caráter e futuro, por isso é de suma importância o apoio e que não há nenhuma possibilidade de perda de direitos da categoria, pelo contrário, o objetivo é aprimorar e buscar melhorias. E finalizou com otimismo: “Temos sonhos, vamos sonhar juntos e realizar juntos!”.

A Professora Wilza Maria (Pedagoga, especialista em metrologia do Ensino Superior e Mestre em Educação), atua como coordenadora pedagógica da rede pública Estadual – SEDUC, foi a primeira palestrante, abordou o tema: Diálogos motivacionais no campo da Docência. O objetivo foi sensibilizar os professores para o momento de renovação da prática educativa, para pensar o ensino no contexto de pandemia. Enfatizou a importância de se reinventar, buscar aprender, compreender a realidade dos alunos que são diferentes e peculiares, e lembrou que o processo de formação é contínuo e permanente para que o professor não perca o Encantamento pela educação.

E por último, porém não menos importante, para coroar a manhã de reflexão, a Psicóloga Aline Dárcia, falou do tema: Saúde Mental. Foi muito feliz em abordar o tema com propriedade e leveza, levando-os à refletir o Eu e as relações pessoais e interpessoais no trabalho, na família e na sociedade.
A jornada segue hoje a tarde até às 17h com o Pré-planejamento com os professores da educação infantil. E amanhã tem mais.

“A Educação é o único caminho para emancipar o homem”.

Parabéns Prefeitura Municipal de Quatipuru e Secretaria Municipal de Educação, pelo evento que valoriza, transforma e busca aperfeiçoar a Educação no Município.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade